Noticidade (Local)
Noticidade (Local)
Com Maycon Franco

Saiba quem são e o que fazem as pessoas que estão pelo centro com pranchetas

Quem passou por esses dias no centro de Dourados deve ter notado umas pessoas fazendo anotações pelos cantos das calçadas. Há quem temeu, achando que seria multado. Mas calma! Não é isso. É que a prefeitura está fazendo uma pesquisa para dar base para o plano de mobilidade urbana.

“O Plano Diretor de Mobilidade Urbana é um instrumento da política de desenvolvimento do município, pensado e planejado desde o início da administração do prefeito Murilo, que vai garantir ao longo do tempo o desenvolvimento humano e econômico de forma correta”. A afirmação é de Luís Roberto Araújo, o Beto, secretário de Planejamento da Prefeitura de Dourados, pasta que coordena o trabalho de elaboração do plano. Começou na segunda-feira e segue até sexta-feira a ‘Pesquisa do Transporte Coletivo’ e ‘Perfil dos Ciclistas’, aplicada pelo escritório Edson Marchioro Arquitetura, Urbanismo e Engenharia, empresa que venceu a licitação para desenvolver o plano. Luís Roberto pede para que as pessoas atendam os entrevistadores e respondam os questionários. “Um bom plano depende da participação da população. Essas informações são de extrema importância”, explica o secretário.

De acordo com Luís Roberto, o trabalho começou com o estudo que culminou com o novo modelo de transporte coletivo. O estudo resultará na desativação do terminal central de transbordo e construção de duas estações de integração, uma no leste e outra no oeste da cidade. As obras estão processo de licitação. O novo modelo tornará o sistema mais eficiente. Com a pesquisa que está sendo feita agora o sistema poderá ser aprimorado ainda mais.

Após as pesquisas a Prefeitura disponibilizará no seu site um link para que a população faça sugestões para o plano. O é fazer seguinte será o diagnóstico, que será apresentado em audiência pública. “Esse resultado vamos apresentar no ano que vem, mas a aplicação do plano, que vai virar lei, será feita ao logo do tempo. É um estudo feito para garantir o crescimento com qualidade de vida ao longo dos anos”, ressalta.

O secretário de Planejamento esclarece que o plano tem de ser feito dentro de alguns contextos já aprovados em lei federal, mas há as características locais que precisam ser construídas de forma a atender as necessidades da cidade. Por isso ele ressalta a importância da participação popular, opinando nas fases de coleta de informações para o plano.

“O transporte coletivo é só um item do plano, o foco é o pedestre. O plano vai apontar pontos de gargalo do trânsito, por exemplo, planejando corredores. Vai apontar soluções para que as pessoas consigam ir e vir com segurança e qualidade”, ressalta.

O trabalho de coleta de informações para o diagnóstico é feito pelas arquitetas Sílvia Lunas e Caroline Arcego. Elas estão em Dourados esta semana coordenando a aplicação da pesquisa. Os pesquisadores estão vestidos com camisetas de cor amarela e identificados com o crachá da empresa. Os principais pontos de abordagem serão o terminal de transbordo, a Praça Antônio João, a Rodoviária, o Atacadão e as universidades. A pesquisa que identificará o perfil do ciclista será feito nas imediações desses locais.

Sílvia e Caroline explicam que o Plano de Mobilidade Urbana vai interferir em toda a cidade, promovendo o uso racional e eficiente dos meios de locomoção. “A prioridade é sempre o pedestre, depois o ciclista e o transporte coletivo. Ai vêm os veículos individuais automotores (motos) e o transporte de cargas. E, por último os veículos de passeio. Todo o trabalho é feito em cima das diretrizes da mobilidade urbana moderna”, acrescem as arquitetas.

Envie seu Comentário