A Voz do Brasil
A Voz do Brasil
Com Equipe Rádiobras

Domingo pode ter pancadas de chuva com raios

17/08/2018 07h29

Fonte: Redação

A semana começou com o ar extremamente seco em Mato Grosso do Sul com umidade relativa do ar abaixo de 20%. A capital, por exemplo, chegou a registrar 11% nesta última terça-feira (14), considerado estado de emergência segundo Organização Mundial de Saúde. Porém as condições de tempo mudaram no Estado. Na madrugada desta quinta-feira (16) houve concentração significativa de chuva e raios.

Os raios são descargas elétricas intensas e ocorrem quando a concentração de cargas nos centros positivo e negativo da nuvem cresce muito e o ar que os circunda não consegue mais isolá-los. De acordo com dados da Starnet, Campo Grande teve registro aproximado de 100 descargas detectadas durante a chuva desta madrugada, entretanto poucas chegaram ao solo, pois grande parte dessas descargas ocorreram dentro das nuvens. Essa condição ocorreu devido a nebulosidade associada a atuação de uma frente fria que provocou o aumento de atividade elétrica das nuvens e com chuva registrada em parte dos municípios das regiões sudoeste, sul e central.

Segundo dados de densidade de raios do INPE, a concentração destina-se a municípios especialmente de fronteira na parte sul do MS e essa condição é ocasionada devido a localização do Estado por estar na área de encontro da massa de ar fria, vinda do sul, com a quente, vinda da Amazônia, ocasionando a formação de da nuvem tipo cumulonimbus (nuvem de grande desenvolvimento vertical capaz de auxiliar a formação de raios e tempestades).

De acordo com o Climatempo, na sexta-feira e sábado a condição de tempo estimada será de sol entre nuvens sobre o estado. Domingo há possibilidade de pancadas de chuvas acompanhadas de raios nas regiões sul e pantaneira. Demais áreas seguirão com tempo firme.

Já as temperaturas estarão amenas ainda nesta sexta-feira na capital entre 16°C a 28°C com elevação no final de semana estimativa entre 18°C a 32°C. A grande amplitude térmica continua a ocorrer no Estado. Conforme Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no final de semana as temperaturas estarão amenas pela manhã com mínima em torno de 12°C e rápida elevação ao longo do dia, a tarde a temperatura poderá chegar a 36°C.

Envie seu Comentário