A Voz do Brasil
A Voz do Brasil
Com Equipe Rádiobras

DOF começa ano apreendendo 11 toneladas de droga e prendendo 42 pessoas

O DOF (Departamento de Operações de Fronteira), divulgou na tarde dessa quinta-feira(11), o balanço das apreensões realizadas pelo departamento nos primeiros 40 dias do ano de 2016.

As apreensões expressam o melhor começo de ano do DOF em seus 28 anos de história, tendo apreensão record de maconha com quase 11 toneladas da droga, 95% mais que no mesmo período de 2015 e mais de 750% se comparado ao mesmo período de 2014.

A maconha continua saindo de forma mais “pesada” da região sul do estado, principalmente das cidades de Pedro Juan Cabalero/ Ponta Porã e Capitan Bado/ Coronel Sapucaia, sendo que as maiores apreensões foram registradas na região de Maracaju e Caarapó, totalizando mais de 6 toneladas da droga só nessas regiões. Foram registradas também muitas ocorrências do “trafico formiguinha” em ônibus e em veículos de passeio, principalmente na BR 463 entre Ponta Porã e Dourados e na BR 262 na região de Corumbá.

A apreensão de cocaína e de pasta base de cocaína também tiveram um grande de aumento em 2016, com quase 80 quilos de cocaína apreendida nesse período, mais de 1000% de comparado ao mesmo período de 2015 e com mais de 19 quilos de pasta base de cocaína apreendidas nesse período, cerca de 250% maior que no mesmo período de 2015.

42 pessoas foram presas pelo crime de tráfico de drogas, 6 pessoas presas com mandado de prisão em aberto, foram apreendidos em contrabando 17mil pacotes de cigarro avaliados em 750mil reais, 286 pneus avaliados em mais de 50mil reais e ainda 8 armas de fogo, 269 munições e 23 veículos produto de roubo/ furto recuperados.

Todas as apreensões realizadas pelo DOF são resultado do estudo sazonal do tráfico e do crime na fronteira, bem como do planejamento operacional pré-carnaval e dos mais de 1400 bloqueios viários, da abordagem de mais de 14mil veículos e de 20mil pessoas.

“O trabalho de planejamento operacional, com estudo especifico do setor de inteligência do DOF, analisando a oferta e a procura da droga, principalmente a maconha, com a finalidade de atender os grandes centros do Brasil no período de carnaval, nos motivou a antecipar nossas operações na fronteira, onde visivelmente havia um volume de droga represado pelas más condições do terreno (estradas vicinais e pontes) devidos as chuvas do começo do ano. Houveram apreensões de todos os volumes, desde toneladas em carretas a quilos transportados no corpo das “mulas do tráfico”, o que gerou números expressivos no combate ao narcotráfico na fronteira.” – explica o Coronel Ary Carlos Barbosa – Diretor do DOF.

Envie seu Comentário

Envie seu Comentário