Clube da Insonia
Clube da Insonia
Com Ionam

Presidente do Sindicato Rural de Dourados fala sobre retorno da Expoagro

23/02/2022 08h33

Reportagem: Aliny Fernandes e Miriam Névola

O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Ângelo Ximenes, esteve essa semana na FM Cidade 101 e tratou assuntos importantes como a chegada do ramal ferroviário, retorno do aeroporto e Expoagro 2022 que, este ano voltará a ser presencial.

O presidente demonstrou otimismo com a construção do Ramal ferroviário que, inicialmente terminava em Maracaju mas graças ao emprenho do Sindicato, foi possível ampliar até Dourados. . "Já estava definido pelo governo do estado para chegar até Maracaju, e nossa busca era que passasse por Dourados também. Conseguimos! Atualmente o transporte rodoviário representa 65% de tudo que transportamos, então quanto menos passar pelas rodovias melhor para todos, porque sobra mais espaço para carros de passeios. Melhora em todos os aspectos. Inclusive no preço final do produto transportado", explicou Ângelo.

O governo editou, em agosto, uma medida provisória que permite a construção e a operação de ferrovias por meio de autorização, sem a necessidade de licitação. Dentro do programa "Pró-Trilhos", o Ministério dos Transportes assinou contratos para a construção e operação de nove ramais ferroviários, entre eles o que vai ligar Maracaju a Dourados, em uma linha de 76 quilômetros de extensão, pela Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste S.A/Ferroeste), em um investimento de R$ 1,2 bilhão. Este ramal será importante ao Estado, pois liga Maracaju, que é o principal produtor de grãos do Mato Grosso do Sul, com Dourados, que dispõe de usinas que podem absorver uma parte desta produção de soja e milho.

O presidente do Sindicato Rural contou ainda que outros meios de transporte também são fundamentais para Dourados e está trabalhando com contatos e conversas para que o aeroporto volte a operar plenamente na cidade. "Isso pra nós, esse deslocamento, ter que ir pra Campo Grande ou Ponta Porã,atrapalha os produtores, empresários, precisa ser mais rápido, o aeroporto precisa voltar as atividades o quanto antes. Conversei e a previsão é que retome parcialmente em novembro desse ano", disse o agrônomo.

Outra grande expectativa é o retorno da Expoagro presencialmente. Desde 2019 a maior feira agropecuária da região não é realizada da forma que sempre foi, com público. Mas a edição de 2022 já está confirmada. "Por conta da pandemia estava acontecendo de forma digital mas este ano retoma presencial, será de. 13 a 22 de maio. Estamos negociando para acontecer os shows que foram desmarcados em 2020. A última exposição que, foi hibrida (digital e presencial) movimentou 50 milhões de reais em dois dias. A Expoagro é muito importante, atrai milhares de pessoas não só da área rural para negócios, mas também para entretenimento", confirma Ângelo.

Envie seu Comentário