Amor Sem Fim
Amor Sem Fim
Com Lucas de Lima

Prefeitura cria força tarefa para atendimento de imigrantes

27/07/2020 07h37

Fonte: Redação

A Prefeitura de Dourados, por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social), desenvolveu um projeto voltado a atender aos imigrantes e seus familiares. A iniciativa visa à abordagem, principalmente em vias públicas, para o encaminhamento dessas pessoas aos serviços assistenciais disponibilizados pelo Município.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Maria Fátima Silveira de Alencar, é grande o número de imigrantes que aportaram a Dourados nos últimos tempos em busca de emprego e "a cada dia mais famílias chegam à cidade, na esperança de uma vida melhor".

A secretária conta que, por orientação da prefeita Délia Razuk, está em fase de implantação em Dourados o Centro de Atendimento ao Imigrante, um local para atendimento específico dessas pessoas. No local os imigrantes recebem encaminhamentos e orientações e são inscritos no Cadastro Único para estarem habilitados a receber benefícios sociais oferecidos por todas as esferas de governo.

A Assistência Social contratou, inclusive, um servidor que fala sete idiomas para facilitar a comunicação com os imigrantes e fazer os encaminhamentos necessários para que sejam assistidos pelo poder público e parceiros locais.

Shirley Flores Zarpelon, diretora da Proteção Social Especial da Semas, explica que o projeto tem por objetivo abordar as famílias e indivíduos com cartazes que estão em semáforos pedindo ajuda, informar sobre os serviços e endereços dos Equipamentos de Assistência Social, encaminhar as famílias aos centros de apoio como Cras, Creas, Centro Pop e Casa da Acolhida para acesso aos benefícios socioassistenciais e demais serviços ofertados pela Assistência Social.

"A Semas, por meio desses equipamentos, já vêm prestando atendimento a estes indivíduos e famílias, com abordagens, atendimento e encaminhamentos, entrega de benefícios eventuais, indicando o público citado para recebimento de doações da sociedade civil e oferta de acolhimento temporário quando necessário", diz a diretora.

O PROJETO

O projeto da Semas, orientado pela secretária Fátima Alencar e pela prefeita Délia Razuk, é desenvolvido pelo Serviço Especializado em Abordagem Social, serviço ofertado, de forma continuada e programada, com a finalidade de assegurar trabalho social de abordagem e busca ativa que identifique, nos territórios, a incidência de trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, dentre outras. A ação conta com participação de técnicos do Centro de Atendimento ao Imigrante, Centro POP, Casa da Acolhida e Conselhos Tutelares Leste e Centro, que fazem abordagens no quadrilátero central, rodoviária, praças, supermercados, abordando famílias, indivíduos, informando sobre os serviços e endereços dos equipamentos da Assistência Social, além de informar endereços de outras políticas da rede como postos de saúde, hospitais, UPA, delegacias de polícia, Central de Vagas de Emprego, Casa da Irmã Dulce, Sociedade Cáritas, sociedade civil que apoia imigrantes entre outros endereços pertinentes ao imigrante recém-chegado em Dourados.

O projeto será desenvolvido nos períodos matutino e vespertino, durante 30 dias, iniciando em 20 de julho e encerrando no dia 20 de agosto de 2020, podendo ser prorrogado, se necessário.

EQUIPAMENTOS

A Secretaria Municipal de Assistência Social possui na Proteção Social Básica sete Cras (Centro de Referência de Assistência Social), sendo um deles na Aldeia Bororo; dois Centros de Convivência a Pessoa Idosa, um Centro de Atendimento a Pessoa com Deficiência "Dorcelina Folador", uma Central de Cadastro Único e, na Proteção Social Especial, um Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), um Centro POP (Centro de Referência Especializado em População de Rua), um Centro de Atendimento à Mulher vítima de violência, um Serviço em Acolhimento em Família Acolhedora e uma Casa de Passagem "Casa da Acolhida".

"Com estes equipamentos a Semas vem desenvolvendo as ações no âmbito da Assistência Social, visando à garantia dos direitos e ao desenvolvimento humano, afiançando seguranças socioassistenciais aos usuários expressas na segurança de sobrevivência ou de rendimento e autonomia, segurança de convívio ou vivência familiar; segurança de acolhida", diz a secretária Fátima. "Tais seguranças visam, principalmente, ao fortalecimento de vínculos à autoestima à autonomia, ao protagonismo, à participação e à capacidade de proteção das famílias, indivíduos e comunidades. É importante ressaltar que sua efetivação está associada a outras ações, pertinentes às demais políticas públicas que, de forma articulada e indissociável, visam garantir direitos aos cidadãos", completa.

Desde meados de abril de 2019, Dourados está recebendo pelo Projeto Acolhida do Governo Federal, imigrantes venezuelanos que entram no Brasil via Roraima e se deslocam inicialmente a capital de Mato Grosso do Sul e posteriormente aos municípios em busca de vagas de emprego.

Levantamento do quantitativo de imigrantes aponta que em Dourados, até o mês de maio, é de 2.576 (destes, 1.137 realizaram o Cadastro Único), sendo 328 haitianos, 211 de diversas nacionalidades e 2.037 venezuelanos e a maioria deles sem emprego.

"É notório a chegada de imigrantes com suas famílias, a maioria venezuelanos, que agora estão nos semáforos da cidade com cartazes pedindo comida, emprego e isso exige uma ação urgente, principalmente em relação à exposição de crianças a riscos do trânsito entre outros riscos, e que muitas vezes são usadas para sensibilizar a população a contribuir com estas famílias", diz Fátima.

Envie seu Comentário