Top Sertanejo
Top Sertanejo
Com Paulinho Corrêa

Dourados recebe pela 1ª vez museu com 50 anos de história dos videogames

30/03/2022 07h24

Fonte: Redação

De 26 de março a 10 de abril, no Shopping Avenida Center, Dourados vai receber pela primeira vez, a exposição nacional interativa com mais de 350 consoles de todas as gerações que contam 50 anos de história de evolução dos videogames.

Visitantes também poderão jogar os maiores clássicos de todos os tempos, dançar no palco Just Dance, participar de torneios, concurso de cosplay, simuladores de corrida, espaço realidade virtual e muito mais.

O evento promovido pelo Sesc MS será das 15h às 21h (segunda a sábado) e das 14h às 20h (domingo), com entrada gratuita.

Criado há 10 anos em Campo Grande, o Museu do Videogame Itinerante, que recebe cerca de 5 milhões de visitantes ao ano e já passou por 18 estados brasileiros, é o primeiro do gênero do País registrado pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus.

Em 2014, recebeu o prêmio do Ministério da Cultura como o museu mais criativo do País. Em 2016, foi um dos museus brasileiros escolhidos para representar o País no maior encontro de museus do mundo, em Paris. Em 2019, foi uma das atrações da London Games Festival, o maior evento de games da Inglaterra.

De acordo com o curador do Museu do Videogame Itinerante, Cleidson Lima, entre as relíquias estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro console a usar cartuchos de jogos).

Tem ainda o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (primeiro a rodar jogos 3D); o Vectrex, de 1982 (console com jogos vetoriais que já vinha com monitor); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

Além das ilhas de antigos, os visitantes da nova geração poderão conhecer e jogar lançamentos do PlayStation 5, Microsoft Xbox Series e Nintendo Switch, além de pilotar supermáquinas em cockpits que trazem gráficos realistas, jogar nos controles gigantes de Atari, Nintendinho 8 bits, Master System e Super Nintendo e experimentar jogos em realidade virtual com o PlayStation VR.

Para aqueles que gostam de dançar e suar a camisa, o Sesc Geek proporciona o palco Just Dance. Nele, o jogador é desafiado a imitar os mesmos movimentos de dançarinos profissionais virtuais e, assim, alcançar a melhor pontuação no ranking do evento. Os mais bem colocados poderão, inclusive, participar do concurso de dança e faturar brindes e prêmios.

Um dos momentos mais aguardados será o concurso de Cosplay, atividade em que as pessoas se caracterizam e interpretam seus personagens preferidos de anime (animações japonesas), mangá (quadrinhos japoneses) ou videogames.

Envie seu Comentário