Refazenda
Refazenda
Com

Dourados começa semana sem vacina para H1N1

30/03/2020 08h32

Reportagem: Dourados News

Dourados está sem vacinas contra a Influenza. Nesta segunda-feira (30), o cronograma estabelecido no município para campanha nacional de imunização previa que fossem vacinados idosos de 60 a 70 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária.

Contudo, o gerente do Núcleo de Imunização, Edvan Marcelo Morais Marques, informou ao Dourados News nesta manhã que o estoque não foi reposto e está zerado. Ele aguarda o envio de novos lotes.

Iniciada na terça-feira (24) em Dourados com foco em idosos acima de 80 anos, bombeiros militares e profissionais da saúde da atenção primária, a vacinação previa pontos extras em unidades volantes, uma na Praça Antônio João e outras três ‘Drive Thru’, divididas entre o Estádio Douradão, o Ginásio de Esportes, e o Jorjão.

No entanto, das 90 mil doses esperadas do Ministério da Saúde pelo município para os dois meses de campanha, somente 6 mil chegaram e logo no primeiro dia houve falta. Na quarta-feira (25), outras 4 mil foram distribuídas aos postos de vacinação, mas também não foram suficientes.

No release de divulgação da campanha de imunização em Mato Grosso do Sul, publicado em 19 de março, a Secretaria de Estado de Saúde informou que ainda não havia recebido o calendário completo de recebimentos dos lotes de vacina contra a Influenza e fez um alerta.

"É importante ressaltar que ao antecipar a campanha a nível nacional aparentemente não se levou em conta os tempos necessários para organizar a logística e fazer a distribuição aos municípios, principalmente nas localidades mais distantes da capital ou de difícil acesso", ponderou.

Segundo o gerente do Núcleo de Imunização de Dourados, além do envio de poucas doses, também houve aumento na procura pela imunização porque algumas pessoas acreditam, de forma incorreta, que a vacina contra Influenza também combate o novo coronavírus (Covid-19).

"O pessoal tem que entender que o grande objetivo é o idoso e profissionais de saúde, para amenizar os efeitos gripais da Influenza. Se tomou a vacina e apresentar sintomas de gripe, podemos voltar a atenção para outra doença e começamos a ter diagnóstico por exclusão. A População tem que entender que esse momento requer cautela. Vale muito mais ficar em casa do que bater de porta em porta buscando vacina", ressaltou ainda na semana passada.

Envie seu Comentário