Com mais de R$ 2 bilhões, Inpasa lança segunda fase de obras em Dourados

02/09/2021 07h17

Fonte: Redação

Foto: Assessoria Foto: Assessoria

Com o lançamento da segunda fase de obras da indústria Inpasa em Dourados, nesta terça-feira (31) devem ser gerados cerca de 250 novos empregos diretos e mais 150 indiretos, que somados aos da primeira fase, já em andamento, totalizam 1,7 mil empregos diretos e cerca de 3,6 mil indiretos.

As obras do complexo industrial, ás margens da BR-163, saída para Caarapó, tiveram início em abril de 2021, conta com 200 mil m² de área construída e contempla os processos de fabricação de Etanol anidro e hidratado, DDGS, óleo bruto e refino de óleo, além de duas fontes distintas para geração de energia elétrica.

Mesmo antes de entregue a obra já fomenta a geração de empregos no município. São cerca de 1.5 mil trabalhadores atuando na 1º etapa de construção e a previsão é chegar a 2 mil no pico da obra, entre os meses de dezembro a março de 2022.

O vice-presidente da Inpasa, Rafael Ranzolin, destaca que a unidade que está sendo construída em Dourados contribui para o desenvolvimento da cidade e de Mato Grosso do Sul."Estamos apostando no potencial do estado de Mato Grosso do Sul como um grande polo de transformação do milho em fonte de energia renovável e proteína, este polo terá capacidade de produção de até 800 milhões de litros de etanol, com processamento de até 900 mil toneladas de milho", destacou.

Para alcançar a produção de 800 milhões de litros de etanol, a indústria terá duas fases. A fase 1, terá capacidade de 400 milhões de litros de etanol ano, para um processamento de 900 mil toneladas de milho e contempla também a produção de 230 mil toneladas de DDGS e de 22 mil toneladas de óleo de milho bruto anualmente. O empreendimento será autossuficiente em energia elétrica, com geração de 220 mil MW/ano através de turbinas de reação.

Já na segunda fase, a produção será duplicada, alcançando 800 milhões de litros de etanol, processando 1.8 milhões toneladas de milho. Também serão expandidas as produções de DDGS, chegando a 460 mil toneladas e 44 mil toneladas de óleo de milho e 440 mil mw/ano de energia elétrica.

Para o governador Reinaldo Azambuja, que prestigiou a solenidade de lançamento, a instalação da nova planta da Inpasa, além de gerar novos empregos, agrega valor aos nossos produtos.

O prefeito Alan Guedes também acompanhou. "Logo quando assumimos o mandato tínhamos como compromisso incentivar a instalação de indústrias no nosso município e logo nas primeiras semanas percebemos que o município poderia contribuir ainda mais com o início das obras e no dia 20 de janeiro assinamos o decreto municipal de incentivo fiscal. Dessa forma apoiamos o desenvolvimento de Dourados e também de todo o estado de Mato Grosso do Sul", pontuou o prefeito Alan Guedes.

Envie seu Comentário