Cidade Mix (Top 30)
Cidade Mix (Top 30)
Com Wagner Mota

Treinamento com simulação de situação de risco é realizado no aeroporto

31/03/2017 07h38

Fonte: Redação

A administração aeroportuária local realizou na tarde de quarta-feira (29), simulações de situações de risco no aeroporto regional Francisco de Matos Pereira de Dourados. O treinamento contou com parceria da Delegacia da Polícia Federal.

Foram demonstradas duas situações: o Exercício Simulado de Apoderamento Ilícito de Aeronaves (Esaia) e o Exercício Simulado de Ameaça de Bomba (Esab), ambos previstos no Programa Nacional de Segurança da Aviação Civil Contra Atos de Interferência Ilícita, cujo desenvolvimento e realização são de responsabilidade da administração aeroportuária, em coordenação com a Polícia Federal.

Conforme explica o administrador do aeroporto de Dourados, Juliano de Almeida Domingos, essas atividades ocorrem a cada dois anos em aeroportos do porte do de Dourados e têm como objetivo a preparação para situações adversas de sequestro de aeronaves e ameaça de bomba.

A atividade também tem como finalidade testar o Plano de Contingência do aeroporto, treinar equipes e orientar a comunidade aeroportuária na identificação e comunicação de situações de risco.

Pelo menos 70 pessoas participaram dos exercícios, entre a comunidade aeroportuária, bombeiros e policiais federais.

O exercício começou com a criação de um simulado de sequestro, com os órgãos intervenientes recebendo atribuições e colocando em prática procedimentos a serem realizados durante uma crise, inclusive acionando o COE (Centro de Operações de Emergência).

Depois ocorreu o treinamento para situação de ameaça de bomba, com vários procedimentos, cujo público alvo foram telefonistas/recepcionistas, atendentes de operadores aéreos e terceirizados de serviços auxiliares do transporte aéreos, órgãos de segurança pública, pessoal do operador do aeroporto que desempenham atividades operacionais e de informações aos usuários.

O diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Carlos Fábio Selhorst dos Santos, acompanhou os exercícios e fez uma avaliação bastante positiva, pois "contou com o envolvimento de todas as equipes, em simulações que dão a exata noção de como se desenvolvem situações dessa natureza".

Carlos Fábio ressalta ainda que a prefeita Délia Razuk já determinou diversas ações de manutenção no aeroporto, a oficialização da atuação dos Bombeiros no local, e está empenhada desde o início de sua administração, no projeto do novo terminal aeroportuário.

Envie seu Comentário