Festa da Cidade
Festa da Cidade
Com Roberto Ferreira

Sul de MS registra maior quantidade de raios do Brasil, Dourados tem estragos

Em Dourados o comentário nas ruas hoje cedo foi o temporal desta madrugada. Os raios e trovões não passaram despercebidos e assustaram muita gente. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Mato Grosso do Sul foi o estado com maior registro de descargas elétricas. Em apenas uma hora, na manhã desta quarta-feira, foram 16.991, todos na região sul. Quantidade bem superior a do Paraná, que teve 6.407 e de Minas Gerais, 345.

Segundo a meteorologista, Catia Braga, os raios são comuns nesta época do ano, por causa do calor e da umidade e esta semana MS vive um período de baixa pressão que provoca essas tempestades. "Essa instabilidade deve seguir até o fim da semana, principalmente no sul do estado".

De acordo com a Embrapa, de terça até quarta às 8h, choveu 22 mm em Dourados. O volume de chuva em novembro já superou a quantidade prevista para todo o mês, 157mm.

Muitas árvores, galhos e postes caíram pela cidade em decorrência do vento. A Energiza, não informou a quantidade de atendimentos realizados, mas em nota afirmou que as condições climáticas registradas nesta terça-feira, em Dourados, não interromperam nenhum dos 24 alimentadores que atendem a cidade, ou seja, os principais troncos de alimentação da cidade operam normalmente, porém ocorreram situações pontuais em bairros como Parque das Nações, Vila Martins, Oliveira II e Aimoré. "Vale ressaltar que as equipes de campo já foram acionadas para essas ocorrências para restabelecer o fornecimento de energia nos pontos afetados".