Sabadaço
Sabadaço
Com Paulinho Corrêa

Programa "papa pilhas" começa a funcionar em Dourados

21/07/2017 07h43

Fonte: Redação

A prefeitura de Dourados, por meio do Imam (Instituto de Meio Ambiente de Dourados), efetiva o programa "Papa Pilhas", lançado por ocasião da programação dos cem dias de governo da prefeita Délia Razuk. A coleta de pilhas, baterias de celular e de computadores já é realizada em alguns pontos, mas a partir do mês de agosto o órgão estará disponibilizando, inicialmente para instituições públicas, as caixas de coleta.

O diretor-presidente do Instituto, arquiteto Fábio Luís da Silva, informou que o município formalizou uma parceria com a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que já está recolhendo esse tipo de produto em Dourados. "Até então não tínhamos para onde encaminhar o material, mas agora o problema foi solucionado e é um componente tóxico a menos na natureza", explicou o diretor.

O Papa Pilhas faz parte da campanha Dourados + Limpa + Linda e vai atender a uma grande demanda de pedidos por parte da comunidade em geral. Fabio Luiz informou que, mesmo ainda sem uma intensificação da coleta, o Imam entregou para a Associação, somente neste ano, mais de 400 quilos de pilhas e baterias. Com a efetivação do programa, o diretor do Imam acredita esse volume será bem maior.

Em algumas empresas e escolas existem frascos disponibilizados como depósito, os quais são recolhidos pelo Instituto. A partir de agosto serão instaladas cem caixas padronizadas em escolas, unidades de saúde e outros órgãos públicos onde há fluxo intenso de pessoas, para facilitar o acesso. Numa segunda etapa, o Imam espera distribuir esses recipientes também para grandes empresas, hospitais e outros setores.

Fábio Luiz informa à população que mesmo antes da instalação dos recipientes, esse tipo de artefato pode ser descartado no próprio Instituto, localizado à Rua Joaquim Teixeira Alves, 3770, no prédio da Guarda Municipal. "Nosso objetivo, como já determinou a prefeita Délia Razuk, é trabalhar dentro dos propósitos para os quais o instituto foi criado, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida das pessoas", destacou o diretor.

Em Dourados já é feito de forma adequada o descarte de embalagens de agrotóxicos. O Imam já resolveu a situação dos pneus e agora intensifica o descarte de pilhas. Ainda está em andamento um projeto para garantir o descarte de lâmpadas fluorescentes, como determina a Lei 11.187/97, a mesma que fala das pilhas e outros que contenham mercúrio metálico. Esses artefatos não podem ser misturados ao lixo doméstico ou comercial.

Envie seu Comentário