Festa da Cidade
Festa da Cidade
Com Roberto Ferreira

Primeira escola em tempo integral de Dourados está com inscrições abertas

29/12/2016 06h59

Dourados vai ganhar já no próximo ano a primeira escola estadual em tempo integral, das 7h30 às 17h, com 350 vagas no Ensino Médio (1°, 2°, 3° anos). O prédio foi construído na Vila Roma II, região do Parque do Lago II. A instituição de ensino faz parte do programa do governo do Estado, "Educação em Tempo Integral" que vai implantar, nesta primeira etapa, 12 escolas em Campo Grande, Dourados, Corumbá, Maracaju e Naviraí.

De acordo com a diretora da unidade, Selma Lima, a escola terá todas as disciplinas da grade normal, além de outras que o próprio estudante vai escolher, com professores de diferentes áreas e dedicação exclusiva de 40 horas. Também está no programa da escola, estudo orientado, uso constante de recursos tecnológicos, clubes juvenis e educação para um projeto de vida.

Segundo o Dourados Agora, o aluno vai entrar às 7h30, terá um intervalo para lanche a cada período (matutino e vespertino), além do intervalo do almoço com duração de uma hora e meia, e saída às 17h. A escola, que está praticamente pronta, tem 13 salas de aulas, laboratório de informática, refeitório, quadra e pátio cobertos.

De acordo com o site, estudante de qualquer bairro pode solicitar vaga nesta escola e deve fazer isso no ato da inscrição que segue até dia 6 de janeiro de 2017, em ‘matrícula digital’ (www.matriculadigital.ms.gov.br), no site do Governo do Estado. No dia 20 de janeiro sai a designação, quando o aluno poderá ser matriculado, já que o ano letivo está previsto para começar no dia 13 de fevereiro de 2017.

Selma explica que embora o sistema faça o rastreamento, dando preferência para os alunos que morem perto da escola, não é descartado que outro estudante, que reside em bairro mais distante, possa conseguir a vaga.

"Com certeza, é outra metodologia de ensino que está sendo implantada em Mato Grosso do Sul que visa melhorar muito, especialmente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", disse a diretora.

Em todo Estado, as escolas em tempo integral vão atender quatro mil estudantes. Segundo a Secretaria Estadual de Educação, Maria Cicília da Motta, o programa adotado no Estado segue modelo implantado desde 2002 no Estado de Pernambuco. O objetivo é reduzir o índice de abandono e aumentar a aprovação dos estudantes no ensino médio da rede pública estadual. A proposta amplia para nove horas o tempo de permanência dos jovens na escola.

"Estamos chamando este modelo de Escola da Autoria porque o objetivo é estimular o protagonismo juvenil em uma educação pautada no jovem e seu projeto de vida, que incentive as publicações de alunos e professores" afirmou a secretária de Educação, Maria Cecília da Motta.

NOME A professora Rita Angelina Barbosa Silveira, que morreu em 25 de setembro de 2005, vai emprestar o nome à nova escola, segundo Projeto de Lei do vereador Idenor Machado, aprovado em novembro de 2006.

Rita contribuiu muito para o desenvolvimento da educação em Dourados, onde lecionou em várias escolas e foi por mais de dez anos diretora em duas instituições da Rede Municipal de Ensino de Dourados (Reme). "Sempre teve grande prestígio junto aos professores, funcionários, pais e alunos, por isso ela mereceu ter seu nome perpetuado na história douradense", justificou o vereador, na ocasião. A professora morreu após lutar por nove anos contra um câncer.

Fonte: Dourados Agora

Envie seu Comentário