A Voz do Brasil
A Voz do Brasil
Com Equipe Rádiobras

Mortes por Influenza quase triplicam em Mato Grosso do Sul

20/06/2018 07h31

Fonte: Redação

Dados da Secretaria de Estado de Saúde mostram que as mortes por Influenza já são quase três vezes maiores nos primeiros meses desse ano do que todo o período do ano passado. Foram seis óbitos em 2017 contra 17 em 2018. Desses total, 5 foram mortes por H1N1, oito mortes por Influenza A/H3 sazonal, 3 foram por Influenza A Não subtipado e uma morte foi por Influenza B.

Os cinco pacientes que morreram vítimas da Gripe A residiam nos seguintes municípios: Campo Grande (2), Chapadão do Sul (1), Coxim (1) e Nioaque (1). As oito mortes por H3N2 aconteceram em Aquidauana (1), Campo Grande (6) e Naviraí (1). A morte por Influenza B aconteceu em Campo Grande e os três casos de morte por Influenza A (não subtipado) aconteceram em Costa Rica (1), Coxim (1) e Três Lagoas (1). Em todo o Estado foram notificados esse ano 558 casos, sendo confirmados 94 casos para Influenza. Em Dourados foram quatro notificações para Sindrome Respiratória Aguda Grave, mas todos os casos descartados. O Estado também registrou um total de 59 casos de Influenza A (H1N1).

Vacinas

O Ministério da Saúde prorrogou mais uma vez a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Agora, o público alvo tem até o dia 22 de junho para se vacinar em todo país. A baixa adesão e a proximidade do inverno acenderam o alerta do Ministério, conforme publicou a Pasta em seu site oficial.

Já foram vacinados em Mato Grosso do Sul 592.159 mil pessoas do todo público alvo (737.395 mil). Segundo o Datasus, entre os grupos prioritários, os professores são os que mais aderiram à vacinação (114,78%). Na sequência aparecem os idosos (92,79%), puérperas (92,05%) e os trabalhadores em saúde (90,79%).

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) espera vacinar ao menos 90% do público alvo no Estado, o que representa 663.656 mil pessoas.

Em Mato Grosso do Sul, a SES orienta os municípios sobre a estratégia a ser adotada quando a meta de vacinação já tiver sido alcançada. A indicação é que essas cidades- que já alcançaram a meta de vacinação ou que estão muitos próximas a esse objetivo, passem a vacinar outros dois grupos específicos já preconizados pelo Ministério nesses casos de vacina remanescente. Os grupos são: crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos.

Mato Grosso do Sul recebeu 811 mil doses da vacina. Se após o fim da campanha, o Estado ainda tiver disponibilidade de doses, a vacinação deverá seguir ampliada para apenas os dois grupos específicos citados acima.

Envie seu Comentário