Clube da Insonia
Clube da Insonia
Com Ionam

Ministro da Justiça se reúne com governador para discutir conflitos agrários

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso participará de uma reunião com o governador Reinaldo Azambuja, na tarde desta quarta-feira (02), na Base Aérea de Campo Grande, para discutir os conflitos por terras envolvendo fazendeiros e indígenas em Antônio João (MS). Conforme informações do senador Waldemir Moka, Cardozo virá acompanhado do procurador-geral da Reública, Rodrigo Janot ou de algum representante do Ministério Público Federal. “O ministro quer conhecer todos os pontos do conflito e encontrar saída rápida que atenda os lados da disputa”, afirmou o senado.

A reportagem do Diário Digital entrou em contato com o senador, e confirmou também que a reunião terá representantes da igreja católica, produtores rurais, e representantes do exercito, o tema da reunião é encontrar alguma saída para os conflitos entre produtores rurais e indígenas na fronteira.

Na manhã desta terça-feira (01), Reinando Azambuja enviou um pedido ao Governo Federal para que enviasse tropas do Exército para a região onde acontecem os conflitos. A solicitação foi atendida e as operações terão início na tarde desta terça-feira (01). Em comunicado, o Ministério da Defesa afirmou que além de Antônio João, onde a situação é tensa desde a ocupação de cinco fazendas no último dia 22 de agosto, as tropas também terão poder de polícia em Aral Moreira, Bela Vista e Ponta Porã. Regiões que possuem conflitos antigos.

A primeira estimativa, segundo ordem da presidente Dilma Rousseff (PT), é que o Exército fique durante 30 dias na região fronteiriça. Atuação- Assim como acontece em outras regiões do país, as Forças Armadas não estarão disponíveis para ato de reintegração de posse, segundo o general do Comando Militar do Oeste (CMO), Paulo Humberto, a reintegração não é atribuição do Exército.

Fonte: Diário Digital