Festa da Cidade
Festa da Cidade
Com Roberto Ferreira

Greve completa um mês e 162 cirurgias deixaram de ser marcadas no HU

A greve dos servidores da Universidade Federal da Grande Dourados completa um mês hoje. Nesse período o Hospital Universitário deixou de marcar 162 cirurgias eletivas, aquelas que não têm urgência. Em maio foram feitas 16 por dia em média. A unidade manteve os outros serviços normalmente.

Segundo a assessoria do HU as áreas de obstetrícia, maternidade, UTI, banco de leite, entre outras, continuam funcionando. O número de exames que poderia ter sido reduzido pela metade, também foi mantido dentro da média. São feitos cerca de 3 mil exames laboratoriais e 140 de imagens por dia.

A representante do comando de greve, Naara Aragão, diz que em um mês de negociações houve muita conversa, mas pouco avanço. “O governo propôs reajuste de 21% em quatro anos, mas nós não aceitamos pois está abaixo da inflação desse período. Continuaremos negociando e temos novas reuniões previstas para os próximas dias”, explica a servidora.

Enquanto isso, a população que precisa do SUS, reclama da demora nos atendimentos. “Eles tem direito de fazer greve, mas nós somos prejudicados, não posso pagar cirurgia e vou ter que esperar fazer o quê?”, lamenta a dona de casa Cícera Nogueira.