Festa da Cidade
Festa da Cidade
Com Roberto Ferreira

Em ações da Semana do Trânsito cadeirantes pedem conscientização

No Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, os portadores de deficiência física, especialmente os cadeirantes fizeram uma ação no trânsito pedindo conscientização e chamando atenção para as vagas nos estacionamentos.

A ação faz parte da programação da Semana Nacional do Trânsito, que foi aberta segunda-feira, 19, promovida pela Agetran (Agência de Transporte e Trânsito de Dourados) e diversos parceiros. O tema deste ano é "Eu sou + 1 por um trânsito + seguro".

Na ação desta quarta-feira teve a organização do Centro de Apoio ao Deficiente Físico de Dourados, que também teve o apoio de outras entidades, como o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Associação de Pais e Amigos dos Autistas.

Os portadores de necessidades levaram suas cadeiras para a Avenida Marcelino Pires, esquina com João Cândido Câmara, em frente à Praça Antônio João para chamar atenção para as vagas nos estacionamentos e entregaram folhetos educativos para os motoristas. Como Dia Nacional de Luta da pessoa com Deficiência, o Centro de Apoio também realizou orientações no Calçadão da Praça Antônio João.

Na programação da Semana Nacional do Trânsito desta quarta-feira também foi realizada uma blitz educativa com a PRE (Polícia Rodoviária Estadual), na saída para Itahum.

Na quinta-feira, 22, acontece a ação, "Um dia sem meu carro", no parklet, em frente à Praça Antônio João, das 9h às 17h. Às 16h, acontece blitz educativa com os motoristas na BR-163, no Posto da PRF, uma parceria entre a PRF e CCR Via/MS.

Na sexta-feira, 23, serão realizadas ações educativas com crianças, adolescentes e pedestres, na Praça Antônio João, das 9h às 17h, com o tema: "Caminho da Educação e Caminho sem lei". Sábado, 24, às 15h, será realizado passeio ciclístico com um percurso de 7,2 quilômetros. O ponto de encontro será na Praça Antônio João e segue até a Rua Coronel Ponciano, retornando pela Avenida Marcelino Pires passando pela Rua Presidente Vargas, com a chegada na Praça.

Domingo será promovida a corrida, a partir das 8h. Um dos percursos será de cinco quilômetros e outro de dez. O ponto de encontro na Praça Antônio João. Percurso de cinco quilômetros será até a Rua Coronel Ponciano, voltando pela Marcelino Pires, com a chegada na Presidente Vargas. O de dez quilômetros retorna pela Marcelino Pires, até a Rua Azziz Rasllen e retorna a Praça Antônio João. Todas as modalidades terão premiações.