Refazenda
Refazenda
Com

Dourados tem atividades na Semana da Ciência e Tecnologia

Dourados tem atividades da "Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016", que acontece de 17 (próxima segunda-feira) até o dia 23 (domingo).

A Semana é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações, em parceria com a Prefeitura de Dourados, a Uems (Universidade Estadual de MS), Governo do Estado, a APOMS (Associação de Produtores Orgânicos de Mato Grosso do Sul) e a Embrapa Agropecuária Oeste.

Na segunda-feira, dia 17, às 19h, acontece no anfiteatro da Uems a palestra "Segurança alimentar e nutricional e educação ambiental: os desafios frente ao agronegócio". Os palestrantes são Verônica Gronau Luz (UFGD) e Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (UFRRJ).

Na terça-feira, dia 18, às 19h, na Feira Agroecológica do Parque dos Ipês tem uma roda de conversa com Olácio Komori, diretor-presidente da Cresol/Apoms; Antônio Paulo Ribeiro, agricultor familiar filiado à Apoms; Vangivaldo Belo da Silva, agricultor familiar e presidente da AgroVargas e Ramão Casto de Oliveira, agricultor familiar da comunidade Quilombola de Picadinha.

A Feira Agroecológica do Parque dos Ipês foi criada pelo prefeito Murilo para incentivar a produção ecologicamente correta e criar um espaço para que as famílias possam comprar alimento mais saudável. A feira é um sucesso.

No mesmo dia e no mesmo horário acontece na feira uma programação cultural na Feira de Produtos Agroecológicos do Parque dos Ipês, com apresentação de chorinho com o Grupo Só Choro, da Casa de Cultura da Uems.

Igualmente na terça-feira, a Embrapa Agropecuária Oeste vai fazer um trabalho com os feirantes na Feira do Parque dos Ipês, que acontece na terça-feira, das 17h às 21h. A ação também envolverá os consumidores. Os técnicos levarão informações sobre a ciência na alimentação.

Na quarta-feira, dia 19, às 19h, no anfiteatro da Uems, tem a palestra " Educação e lugar: a escola como espaço de produção de conhecimentos contextualizados", com Maurício Compiari, da Unicamp.

Na quinta-feira, dia 20, das 8h às 17h, a Uems sedia a "Mostra de Ciências". A Uems fica na Cidade Universitária, na Rodovia Guaicurus, ao lado do aeroporto.

A 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e Comunicações tem como tema a "Ciência alimentando o Brasil". Sua proposta é mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia.

A programação do evento acontece em todo o território nacional. Professores, pesquisadores, técnicos e estudantes trabalham voluntariamente na Semana para ajudar na organização e apresentação dos trabalhos científicos.

Faz parte da semana também a Mostra VerCiência 2016. O objetivo do Projeto VerCiência é promover e incentivar a disseminação da cultura científica por meio da televisão, da Internet e por outras tecnologias audiovisuais.