Show da Manhã
Show da Manhã
Com Nino Badaue e Maycon Franco

Dourados abre a Semana da Pátria com acendimento da Chama

Dourados abriu na manhã desta terça-feira a Semana da Pátria com acendimento da Chama da Pátria e hasteamento das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso do Sul e Dourados. O evento aconteceu às 10h na Praça Antônio João com a presença de autoridades civis e militares.

Ao som do Hino Nacional executado pela banda do Exército, foram hasteadas as bandeiras pelo vice prefeito, Odilon Azambuja, que representou o prefeito Murilo; o presidente da Câmara de Vereadores, Idenor Machado e o major Dutra, que representou o comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados, general Rui Yutaka Matsuda.

Logo após, a Chama da Pátria foi trazida pelos soldados do Exército, onde a secretária municipal de Educação, Mariniza Kiyomi Mizoguchi, acendeu a pira, que ficará acesa até o Dia 7 de Setembro.

Segundo a secretária a Chama da Pátria é um símbolo da liberdade do povo brasileiro. “Representa a energia e eternidade do povo brasileiro, é um ato de civismo e amor à pátria”, disse a secretária.

No encerramento da solenidade houve um ato ecumênico com as benções do pastor Eugênio Lins e pelo frei João, da Catedral de Dourados. Outras autoridades civis e militares também estiveram presentes, como o vereador Sérgio Nogueira e o comandante do 3° Batalhão da Polícia Militar de Dourados, tenente coronel Carlos Silva. O evento chamou atenção de muitas pessoas.

PROGRAMAÇÃO

Abertura da programação da Semana da Pátria aconteceu na Praça Antonio João – Chico Leite As comemorações dos 193 anos da Independência do Brasil, em Dourados, segue nesta quarta-feira, às 8h, com momento cívico na Escola Weimar Gonçalves Torres, no Ceim (Centro de Educação Infantil Municipal) Ramão Vital Viana, no Jardim Clímax. Às 14h, o momento cívico será na Escola Armando Campos Belo, no Ceim Wilson Benedito Carneiro, no Jardim Santa Brígida.

Na quinta-feira, às 8h, o momento cívico será na Escola Maria Rosa Antunes da Silveira Câmara, na Vila Industrial. Às 14h, solenidades nas escolas da zona rural: Padre Anchieta (Vila Formosa), Fazenda Miya (Guassú) e Coronel Firmi-no (Macaúba).

Na sexta-feira, às 8h, o momento cívico será na Escola Maria da Conceição Angélica, no Ceim Pedro da Silva Mota, no Jardim Guaicurus. Às 14h, será na Vila Olímpica Indígena, onde haverá apresentações culturais, apresentação da Miss e Mister Indígena/2015, fanfarra, projeto Mais Educação com execução do Hino Nacional em Guarani.

Na segunda-feira, será realizado o desfile de 7 de Setembro na Marcelino Pires em frente a Praça Antônio João. Desfile

O desfile de 7 de Setembro, em Dourados, deverá contar com 36 instituições que fizeram as inscrições entre os dias 1º a 31 de julho, no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer Jorge Antônio Salomão – Jorjão. Se inscreveram 28 escolas municipais, duas particulares e seis entidades. Além dessas entidades que se inscreveram, também vão desfilar o Exército Brasileiro, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

O tema do desfile deste ano é “80 Anos: Eu Conto Essa História”, para celebrar a festividade de 80 anos de Dourados.

A secretária municipal de Educação, Mariniza Mizoguchi, informou que pelo menos 6 mil pessoas vão participar do desfile do desfile cívico e militar. “É uma tradição que vem sendo preservado e demonstra o interesse em promover a festa cívica para toda a comunidade participar, ressaltando a importância em resguardar as tradições culturais do povo douradense”, disse.