Sabadaço
Sabadaço
Com Paulinho Corrêa
13/10/2016 07h50

Fonte: Redação

Já é tradição e a cada ano cresce o número de colaboradores e voluntários externos que contribuem para promover a comemoração do Dia das Crianças nos setores pediátricos do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD).

Entre sorrisos, brincadeiras e presentes, os pequenos tiveram nesta segunda-feira (10) uma tarde diferente, capaz de amenizar a tensão e a difícil rotina da internação hospitalar, mesmo sob a supervisão da equipe de Enfermagem, respeitando a orientação médica e a condição de cada um.

Além de presentes, a festa ainda teve mágico, palhaços, música, bolo, suco, algodão doce, picolé, cachorro quente, pipoca, cama elástica e piscina de bolinhas. O solário foi decorado para que as crianças se sentissem à vontade para brincar e se distrair.

A animação durante o lanche ficou por conta do projeto Bem-me-Quer, integrado por acadêmicos e servidores da UFGD e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) que levam música, histórias e apresentações de palhaços aos serviços públicos de saúde.

Colaboraram com a realização da festa os funcionários de diversos setores do HU-UFGD, a Capelania Hospitalar, funcionários do CREA, Associação Médica, Centro de Controle de Zoonoses, Movimento Universidade Livre, Padaria Pão Zão, JR Decorações e outros voluntários, pessoas físicas, que doaram itens do lanche e brinquedos para presentear as crianças.

"Atividades assim, fora da rotina, são muito importantes para o suporte ao tratamento, ajudam na recuperação, porque aumentam a alegria, a autoestima e até a imunidade das crianças. Para as mães também é muito bom, porque ajuda a suportar a situação de estar fora de casa, às vezes por longos períodos", comenta a enfermeira Ely Bueno, que contribuiu com a organização da festa.

UTI Pediátrica

As crianças que estão na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, portanto, não podem deixar o leito, também tiveram direito a um dia especial em comemoração ao 12 de Outubro, com direito a decoração, presentes, horário de visita estendido e lanche especial para os visitantes. Tudo foi feito também com doações e trabalho voluntário, por iniciativa da equipe da UTI Pediátrica.

Psicologia

Para alguns dos pequenos pacientes internados, as comemorações começaram ainda na semana passada. É que os integrantes do estágio em Psicologia Hospitalar da UNIGRAN dedicaram as atividades que realizam todas as quintas-feiras à festa do Dia das Crianças.

O projeto é desenvolvido sempre no período noturno e, na última quinta (6), movimento a Pediatria (enfermaria e UTIs) com a entrega de brinquedos e outras atividades, como teatro, músicas contração de histórias, pinturas e desenhos.

O estágio em Psicologia Hospitalar da UNIGRAN é realizado no HU-UFGD há cerca de seis anos e visa o acolhimento hospitalar, para pacientes, acompanhantes e familiares, de acordo com o que preconiza a política de humanização. São atendidos adultos e crianças com atividades diversas, além de encaminhamento e orientações para serviços de Psicologia na rede de assistência pública e assistencial gratuita, quando necessário.

Envie seu Comentário