Top Sertanejo
Top Sertanejo
Com Paulinho Corrêa

Com a volta às aulas Guarda intensifica ações da Ronda Escolar em Dourados

A Guarda Municipal da Prefeitura de Dourados realiza entre os dias 15 e 19 deste mês de fevereiro com o apoio de parceiros, a “Campanha Volta às Aulas”. Essa consiste na realização de blitz educativas em frente às instituições em que são registrados mais casos de infrações de trânsito na chegada e saída dos alunos. O trabalho será feito por agentes da Guarda, com o apoio da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul), Corpo de Bombeiros, Samu (Serviço Móvel de Urgência) 192 e Polícia Militar.

Durante as blitz, serão abordados motoristas e motociclistas que transitam, param e estacionam para embarque e desembarque de alunos. “O objetivo será de sensibilizá-los da importância do cumprimento das regras de circulação de trânsito, sobretudo, em frente às escolas onde há uma aglomeração de alunos nos horários de entrada e saída”, explica o comandante da Guarda Municipal, João Vicente Chencarek.

As principais regras enfatizadas durante a campanha serão a de não parar em fila dupla, respeitar a velocidade da via, usar corretamente a cadeirinha e cinto de segurança, não usar o celular enquanto está dirigindo, entre outras infrações que contribuem para o aumento dos acidentes de trânsito.

“Vamos orientar também que no trânsito é imprescindível a gentileza, o respeito à cordialidade entre os usuários da via, pois quando o condutor ou o pedestre pensa no outro, com certeza ele estará colaborando para um trânsito mais seguro”, lembra o comandante.

As blitz serão realizadas no dia 15 (segunda-feira) na escola Joaquim Murtinho às 11h; no dia 16 (terça-feira) na escola Caic às 12h30; no dia 17 (quarta-feira) na escola Laudemira às 6h30; dia 18 (quinta-feira) na escola Joaquim Murtinho às 17h; e dia 19 (sexta-feira) na escola Avani às 11h.

Chencarek explica que estes locais e horários foram escolhidos, pois a Guarda constatou que em 2015 foram os que mais apresentaram incidentes e alterações de trânsito em frente às escolas. Entre os casos mais frequentes, estão os de estacionamento irregular, pais esperando em fila dupla, criança sem cinto, pai que deixa o filho no lado oposto da rua em relação ao portão da escola e a criança sai correndo em frente aos demais carros, entre outros.

“Primeiro vamos fazer com essas que são as que mais temos registos. Mas, posteriormente também vamos a outras escolas municipais e às estaduais e particulares para a campanha”, explica o comandante.

O diagnóstico sobre as escolas que mais tem infração de trânsito em horários de entrada e saída é feito a partir de relatório das ações já desenvolvidas pela Guarda Municipal através da Ronda Escolar, que é realizada durante o ano todo pelos agentes. Em 2016, o trabalho de ronda já começou com a volta às aulas nas escolas particulares e será intensificado com o retorno das atividades na Rede Municipal de Ensino a partir desta quinta-feira (04).

Envie seu Comentário

Envie seu Comentário