Sertanejo Bom Demais
Sertanejo Bom Demais
Com Roberto Ferreira

Capivara ferida causa comoção entre moradores

28/10/2016 06h31

Fonte: Diário Digital

Uma triste situação chamou a atenção de uma moradora do município de Aquidauana. No final da tarde desta quarta-feira (26) ela notou a presença de uma capivara em frente a sua residência. A bichinha bem machucada apareceu no portão, visivelmente agoniada, dando a entender que queria ajuda.

A moradora divulgou as fotos em um grupo de WhatsApp de uma emissora de rádio da região pedindo ajuda para atender o animal silvestre. A reportagem do Diário Digital entrou em contato com ela para saber sobre o animal e acionou a Polícia Militar Ambiental (PMA). "Ela apareceu aqui em frente ao meu portão, depois ficou encolhidinha embaixo da árvore que fica na frente da minha casa, fui bem pertinho dela, tirei fotos, mexi nos galhos para ver se ela se esboçava alguma reação e nada, parecia sentir dor", contou a mulher.

A PMA demorou mais de uma hora para fazer o resgate, mas infelizmente a capivara desapareceu. Caso fosse resgatada, seria levada na manhã desta quinta-feira (27) para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres – CRAS. Não é de hoje que esses roedores são vistos frequentemente em área urbana. Porém, nos últimos tempos, está cada vez mais comum vê-los "passeando" por ruas e avenidas.

O que será que aconteceu para as capivaras estarem "invadindo" a cidade? O nome disto é fauna sinantrópica, que trata-se de espécies que vivem próximas às habitações humanas. O problema é que esta convivência entre homens e animais silvestres pode ser conflituosa. No caso do animal desta reportagem eram nítidos sinais de maus-tratos.

O Doutor em Ecologia José Sabino achou o fato curioso. Embora as capivaras tenham uma capacidade de raciocínio bem elaborada, temos a tendência de atribuir intenções aos comportamentos dos animais. Muitas vezes atribuindo "valores" e "conceitos" humanos, o que não é correto.

Segundo ele é muito difícil atribuir a intencionalidade ao caso desta capivara. "O fato de estes roedores terem boa capacidade de memória e de resolução, não lhe conferem essa capacidade de buscar ajuda. O bicho pode ter se desgarrado da família, ter se machucado em alguma situação, e por estar próximo a cidade acabou aparecendo na residência", concluiu. São as capivaras que invadiram nosso espaço ou nós que invadimos o espaço das capivaras?

Envie seu Comentário