Clube da Insonia
Clube da Insonia
Com Ionam

24 pessoas morreram de H1N1 em MS, veja em quais cidades

Mato Grosso do Sul já registrou 24 mortes pelo vírus H1N1. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde. As cidades com óbitos são; 8 em Campo Grande, 4 Naviraí, 2 Aquidauana, 2 Três Lagoas e uma morte em cada um dos municípios de Caarapó, Corumbá, Coxim, Juti, Jardim, Ivinhema, Maracaju e São Gabriel do Oeste.

O total já está perto do registrado em 2009, quando 26 pessoas morreram por causa da gripe A. Aquele foi o ano com maior número de óbitos, mas pelo ritmo do contágio, este ano deve superá-lo.

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal estar. O maior gravidade da infecção pelo vírus influenza são as complicações como pneumonias, dificuldades respiratórias que podem levar à internação e até mesmo ao óbito.

O antiviral Oseltamivir, de nome comercial Tamiflu, está disponível em todo o Estado gratuitamente, e o seu uso no início dos primeiros sintomas da gripe é fundamental para impedir o agravamento dos casos.